Terça-Feira, 22 de Setembro de 2020

Seja bem vindo(a) ao SAAE Valença

Água e Esgoto

Principais obras entregues (Sistema de Água)

Uma das diretrizes do trabalho do SAAE é universalizar o abastecimento de água. Guiado por esse propósito, o SAAE investe em obras de extensão de rede, para garantir à população valenciana fornecimento constante de água e qualidade de vida.

O abastecimento de água na cidade melhorou sensivelmente de janeiro de 2006 até agora, beneficiando mais de 60 mil pessoas. Entre os fatores que possibilitaram melhorar o abastecimento destacam-se:

  • 17.000 m de rede distribuidora de água ampliando a oferta de água na cidade e distritos;
  • Implantação da Estação de Tratamento de Água do Distrito do Bonfim;
  • Reforma da Estação de Tratamento da Valença, com a troca de 06 (seis) registros de 300mm e tratamento com Flúor e correção de PH, melhorias na parte elétrica e aumento da Captação. Continuação do calçamento da rua que dar acesso e dentro da área da ETA. Em aproximadamente 1300 m2; ampliação do laboratório de análise da água, ampliação do refeitório; calçamento e revitalização de toda ETA.
  • Reforma e duplicação do tratamento com novas bombas para a captação e ampliação do sistema da Estação de Tratamento de Água do Distrito de Cajaíba. aumentando de 7 litros por segundo para 16,5 litros;
  • Reforma e Ampliação da Estação de Tratamento de Água do Distrito do Guaibim – ETA Patipe – com aumento na capacidade de água de 40% da parte produtiva e melhoria na parte elétrica e no tratamento, colocando Flúor e correção de PH;
  • Humanização e ampliação do atendimento ao consumidor;
  • contratação pela caixa econômica verba de aproximadamente 3,6 milhões de reais para ampliação da ETA Valença e mais 1,2 milhões de reais para a ampliação da ETA do distrito guaibim ;
  • Perfuração de poços artesianos de 60m no Distrito da Derradeira e Bonfim; 

Em 2006 foram construídos 02 (dois) poços artesianos nos distritos de Derradeira e Bonfim, que vinham sofrendo com as constates falta de água devido a pouca vazão dos poços ali existentes, com estas perfurações pretende-se solucionar de uma vez o problema dessas comunidades. Para o distrito de Bonfim o SAAE comprou uma bomba para o novo poço desta forma além de aumentar a vazão de água não desativa o antigo poço, com isto não precisando interromper o abastecimento em dias de manutenção.

  • Perfuração de poço artesiano de 103 m profundidade com produção de 7.200 l/h de água no entrocamento de Valença em parceria com a CERB para ampliar a oferta de água tratada a comunidade.
  • Reforma da Estação de Tratamento de Água do Distrito de Serra Grande, onde foram priorizadas a humanização do ambiente de trabalho, e conservação dos equipamentos existentes e compras de bombas de maior capacidade assim como calçamento de toda eta.

Implantação de cinco pequenos sistemas de água na zona rural:

  1. Pedra Branca – Orobó (concluído);
  2. Bernardo Lapa – Jequiriçá (concluído);
  3. Paraná – Orobó (concluído);
  4. Entrocamento de Valença (obras em andamento);
  5. Tabuleiro do Orobó – Orobó (obras em andamento);
Esta postagem foi publicada em 15 de setembro de 2010