Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin

Horário de Brasília:

29 de março de 2024 04:55

Especialistas destacam a relação do saneamento com a saúde e cidadania

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Valença, através da diretora Rosemary Paixão, participou do 49º Congresso Nacional de Saneamento da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento – Assemae. O debate que reuniu na capital mato-grossense representantes de municípios, movimentos sociais e instituições públicas, destacando a relação entre saneamento básico, saúde e cidadania.

Sob a coordenação da presidente da Assemae Regional Nordeste I, Rosemary Paixão, a mesa-redonda contou com a contribuição do coordenador da Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental (FNSA), Arilson Wunsch, da consultora da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Juliana Carvalho Rodrigues, e do diretor geral do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) de São Leopoldo (RS), Nestor Pedro Schwertner, que discutiram a gestão pública dos serviços de saneamento.

Na visão de Rosemary, o setor de saneamento precisa de mais distinção de suas ações, para que cobranças não sejam emanadas a quem tem apenas a responsabilidade de abastecer e cuidar da saúde pública. “O setor de saneamento não executa serviços de infraestrutura, mas sim de saúde pública. Nosso Brasil ainda possui regiões sem acesso a água potável, bem como a coleta e o afastamento do esgoto”, disse a gestora, causando grande movimentação na plateia após sua fala.

O 49º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae segue no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, até a sexta-feira (10), com uma ampla programação de atividades simultâneas. Acompanhe a cobertura do evento pelo site www.assemae.org.br/congressonacional.

Print Friendly, PDF & Email