Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin

Horário de Brasília:

18 de abril de 2024 10:34

Na noite de terça-feira, dia 25/09, a Direção e Equipe Técnica do SAAE de Valença, estiveram reunidas no Povoado do Bonfim para dialogar sobre os problemas da constante falta de água.

Antes mesmo da diretora pontuar as intervenções que deverá ser realizada, um dos moradores pediu a palavra e falou que o problema se arrasta há pelo menos seis anos, e quando a estação foi inaugurada em 2008 já se falava que a tubulação utilizada não supriria a demanda da população.

A diretora aproveitou a oportunidade e falou da estatística do município no que diz respeito aos dados da Autarquia. No Bonfim possuímos 151 ligações ativas de água, 131 residenciais, 5 comerciais e 8 públicas, nossa arrecadação média é de R$ 6.876,27, e nossas despesas hoje com ETA é de R$ 35.807,00. Por não possuir receita suficiente para manter a operação, a sede acaba por subsidiar as operações da zona rural que não consegue se manter. Vale destacar que o único recurso que a Autarquia possui são das contas de água.

Diante de tantos questionamentos e problemas, a Direção do SAAE apresentou projeto de construção de nova adutora para o Distrito. Serão 1.285 metros de adutora, envolvendo dois trechos:

TRECHO 01: linha paralela à BA 542 – Extensão: 695m
TRECHO 02: Rua Bom Caminho, do Posto Costa do Dendê até a ETA Bonfim – Extensão: 590m

A segunda melhoria está relacionada a substituição do sistema motor-bomba, já possuímos o equipamento na casa, fruto de licitação realizada em 2017, e já solicitamos os tubos para a nova adutora que será de 110mm, cuja a atual é de 60mm.

Foi questionado pelos moradores como o SAAE conseguiria o recurso para tal intervenção, a diretora ressaltou que todo o material será fornecido pela Autarquia, e só vamos contratar a mão de obra, com isso vamos reduzir o valor da obra.

Para que não ocasione transtorno para população, a nova linha de adução será construída paralela a já existente, e em alguns trechos em linha oposta, para que não se cause interrupção no abastecimento.

Por fim os moradores agradeceram a Direção e Equipe Técnica por prestarem esclarecimento e por entenderem que o SAAE está imbuído em resolver o problema e ainda destacaram que desde a inauguração da Estação de Tratamento do Bonfim, nenhum diretor tinha se disponibilizado em dialogar com a comunidade.

A diretora Rosemary Paixão gradeceu a confiança e reafirmou o compromisso da nossa gestão que é está próximo da população, cuidando de quem mais precisa.

Print Friendly, PDF & Email