Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin

Horário de Brasília:

25 de abril de 2024 05:06

Aconteceu na última semana do mês de outubro o I Simpósio Valenciano de Engenharia Civil, organizado pela Faculdade de Tecnologia de Valença, o evento começou na quinta-feira, dia 25/10 e foi até o dia 27/10, sábado, e contou com a participação dos engenheiros da Autarquia, Eduardo Bastos (Engenheiro Civil) e Samuel Martins (Engenheiro Sanitarista e Ambiental), ambos representando a diretora geral, a Sra. Rosemary Paixão que por motivo de outros compromissos não pode comparecer.

“Este certamente será o primeiro de muitos, o pontapé inicial para consolidar no calendário acadêmico dessas faculdades a discussão e aperfeiçoamento nos mais diversos temas da engenharia civil, alguns de natureza mais transversal, outros, no entanto, fundamentais para a formação técnica e sobretudo crítica do engenheiro civil”, afirma Eduardo Bastos, congratulando a iniciativa.

O temário das palestras foi bastante diversificado. Logo após o cerimonial de abertura, o Eng. Civil Dr. Mario Sérgio abriu o evento compartilhando um pouco de sua vasta experiência no Departamento Nacional de Infraestruturas e Transportes – DNIT, apresentando o novo método de dimensionamento de pavimentos asfálticos utilizado pelo órgão em que trabalha há anos. No mesmo dia, o Eng. Civil Dr. Carlos F.M.C encerrou a noite falando sobre as atribuições do Engenheiro Civil segundo as diretrizes do sistema CREA/CONFEA e seus campos de atuação no mercado de trabalho.

No segundo dia de palestras foi a vez do Eng. Civil Msc. Cleidson C. Guimarães. Egresso da Universidade Estadual de Feira de Santana e atual docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, o professor Cleidson apresentou uma série de trabalhos acadêmicos, uns conclusos e outros em andamento, nos quais havia sempre algo em comum: a inovação tecnológica aplicada à construção civil, mais especificamente na composição de novos materiais. Logo em seguida, seu primo, o Prof. Hélio Guimarães encheu os olhos dos entusiasmados com a Engenharia Civil com a apresentação dos maiores desafios técnicos já enfrentados ao longo de sua carreira profissional, por meio da palestra intitulada “Projetos Desafiadores na Construção Civil”.

O sábado foi o dia dedicado aos minicursos e logo mais tarde, às 18:30, o evento teve seu encerramento.

O SAAE não só faz questão de marcar presença como também apoia inciativas como esta, que tem como carro chefe a viabilização do encontro de experiências e vivências profissionais em meios nos quais o aluno aprende de forma muito mais ativa, criando ou ampliando o networking e descobrindo um pouco mais do que os aguarda para além das portas da universidade.

Print Friendly, PDF & Email